A COMPARATIVE ANALYSIS OF CONSUMER EXPERIENCE IN BRAZIL AND ARGENTINA

Harrison Bachion Ceribeli, Edgard Monforte Merlo, Sebástian Senesi, Hernán Palau

Resumo


Este estudo teve como objetivo identifi car e comparar os principais itens que fazem parte das experiências
de consumo e que infl uenciam a satisfação dos consumidores no varejo de supermercados do Brasil e da
Argentina. Para atingir este objetivo, realizou-se um levantamento de campo. Para análise de dados, foram
desenvolvidas duas Regressões Múltiplas, uma para cada grupo de indivíduos de mesma nacionalidade.
Analisando os dados coletados, verifi cou-se a importância da organização dos produtos dentro das lojas
e da qualidade percebida, tanto para os consumidores brasileiros quanto para os argentinos. Além disso,
constatou-se que a aparência física da loja é mais valorizada por consumidores brasileiros, assim como
preços, horário de funcionamento e relacionamento com os funcionários do supermercado são mais
importantes na Argentina. Este estudo evidencia que, apesar de serem países próximos geografi camente,
com culturas similares, há diferenças signifi cativas entre o comportamento do consumidor no Brasil e
na Argentina, o que deve ser considerado por redes varejistas que atuam ou planejam atuar nestes dois
países sul-americanos. A principal implicação gerencial deste estudo é que redes supermercadistas que
atuam em diferentes países sul-americanos devem ajustar seu mix de marketing de varejo de modo a
atender diferentes consumidores, levando em consideração especifi cidades relacionadas a diferentes
contextos socioeconômicos e culturais.

Palavras-chave


Varejo de supermercados. Satisfação do consumidor. Países sul-americanos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v19n2.p259-272

Direitos autorais 2012 Revista Alcance

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.