O TRABALHO DE QUEM ENSINA: SUPORTE SOCIAL, SUPORTE ORGANIZACIONAL E COMPROMETIMENTO

Simone Alves Pacheco de Campos, Vania de Fátima Barros Estivalete

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar as relações entre o suporte social no trabalho, o suporte
organizacional e o comprometimento organizacional, considerando a realidade vivenciada por professores
da rede municipal de ensino. Para tanto, realizou-se uma survey com 336 professores. Em relação ao
suporte social no trabalho, os resultados sinalizaram para elevada valorização do suporte emocional e
informacional e menor valorização de suporte instrumental. Considerando o suporte organizacional,
os professores manifestaram elevada percepção. Em relação ao comprometimento organizacional, os
resultados revelam maior valorização da base obrigação pelo desempenho. Levando-se em consideração
as relações entre os construtos, obtiveram-se elevadas relações entre as bases afiliativa e afetiva do
comprometimento organizacional e o suporte social emocional; entre as bases afiliativa e obrigação em
permanecer do comprometimento organizacional e a percepção de suporte organizacional; e entre o
suporte social emocional e instrumental e a percepção de suporte organizacional.

Palavras-chave


Comprometimento Organizacional. Suporte Social no Trabalho. Suporte Organizacional.

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DOI: https://doi.org/10.14210/alcance.v20n1.p058-078

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