• Resumo

    RISCO, BENEFÍCIO, PREÇO, CRENÇA E AUTOIMAGEM: UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL DO COMPORTAMENTO TABAGISTA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS

    Data de publicação: 16/07/2013
    Não é de hoje que os males causados pelo fumo são discutidos no cenário mundial. Tanto do ponto de vista da saúde pública como sob a ótica da economia, vários já foram os trabalhos que dimensionaram o impacto do consumo de cigarros e outros derivados do tabaco. Diante disso, os autores buscaram estabelecer a relação entre risco percebido, benefício percebido, crença antitabagista e percepção de preço e o comportamento em relação ao tabagismo, além de proporem a utilização da teoria da dualidade da autoimagem como fator moderador desta relação. Para tanto, foi realizado um survey, em corte transversal, junto a 450 estudantes universitários. Por meio de análise fatorial exploratória, correlação bivariada e modelagem de regressões lineares multivariadas, com utilização do pacote estatístico SPSS for Windows na versão 13.0, constatou-se que: (1) existe relação negativa entre risco percebido e o comportamento em relação ao tabagismo; (2) existe relação negativa entre o preço percebido de cigarros e a percepção de benefícios em fumar; (3) existe relação negativa entre a percepção de benefícios e o comportamento dos estudantes em relação ao tabagismo; (4) existem evidências de que estudantes de perfil independente são mais suscetíveis ao tabagismo quando comparados aos estudantes de perfil interdependente.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal