• Resumo

    O CONSUMO DE ENERGIA DE QUEM PRODUZ ENERGIA: ESTUDANDO O ESTRESSE OCUPACIONAL E SEUS EFEITOS EM GESTORES DE UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA

    Data de publicação: 28/05/2014
    Tendo em vista o desafio de se manter em um mercado mais exigente, imprevisível e pressionado pelas frequentes mudanças tecnológicas que impactam na produtividade, o profissional de nível gerencial se insere em uma cultura empresarial em que as pessoas trabalham mais horas e mais arduamente, a fim de atingir o sucesso pessoal e as recompensas materiais. O tema “estresse ocupacional e as tensões decorrentes do ambiente ocupacional” ganha importância e proporções ainda maiores do que em décadas anteriores, pois novas variáveis surgiram e as relações entre elas se intensificaram. Com o objetivo de identificar os principais fatores de tensão no trabalho, bem como diagnosticar o nível de estresse ocupacional na função gerencial em uma organização do setor de prestação de serviços em energia elétrica, a presente pesquisa, descritiva e explicativa, utilizando o Modelo Teórico para Explicação do Estresse em Gerentes – MTEG, elaborado por Zille (2005), apontou a sobrecarga de trabalho acarretada pelo uso intensivo de tecnologias organizacionais, incluindo a realização de várias atividades ao mesmo tempo, aliado ao alto grau de cobrança como algumas das principais causas de tensão excessiva no ambiente de trabalho. Também apontou que 62,9% dos gestores pesquisados apresentam quadro de estresse, variando de estresse leve a moderado a estresse intenso.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal