• Resumo

    GRAU DE ADESÃO DE EMPRESAS FAMILIARES ÀS BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: PROPOSIÇÃO E TESTE DE UM INSTRUMENTO-DIAGNÓSTICO

    Data de publicação: 20/05/2013
    Esta pesquisa aborda a governança corporativa no contexto das empresas familiares, com o objetivo de propor e testar um instrumento-diagnóstico que permita verificar o alinhamento da gestão às boas práticas de governança corporativa. A pesquisa é descritiva quanto aos fins. Em relação aos procedimentos, é bibliográfica, documental e de campo. Para o teste do instrumento proposto, foram estudados três casos. O instrumento elaborado com base na literatura é constituído pelas dimensões estratégias; estruturas; processos e gestão; sustentabilidade; e perenidade. As empresas evidenciaram um grau moderado de adesão às boas práticas de governança corporativa, apesar de não implementadas de forma sistêmica. A empresa prestadora de serviços e a comercial demonstraram uma abordagem mais orientada para os stakeholders do que a fabricante de lingerie, com melhor desempenho na dimensão “Sustentabilidade”. Apresentaram ainda a melhor pontuação na dimensão “Processos e Gestão”, destacando-se a atuação eficaz da Direção Executiva. A indústria de lingerie apresentou melhor desempenho quanto à dimensão “Estrutura”, por ter um Conselho de Administração. Contudo apresentou o pior desempenho na dimensão “Processos e Gestão”, com destaque para a inexistência de um Conselho de Família, o que prejudica a eficácia do Conselho de Administração.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal