A RELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE GERAL DE CURSO E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: ANÁLISE DE FACULDADES ISOLADAS

Thiago Henrique Almino Francisco, Pedro Antônio de Melo, Julio Eduardo Ornelas Silva, Alexandre Moraes Ramos

Resumo


O artigo versa sobre um estudo que tem a intenção de apresentar as principais ações que confirmam
a relação entre o Índice Geral de Curso (IGC) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na
perspectiva do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) no contexto de faculdades isoladas localizadas no
sul do estado de Santa Catarina. No escopo teórico, a pesquisa elenca aspectos que contextualizam a
estrutura das faculdades isoladas, considerando a expansão proporcionada a partir de 1996 sob o advento
da LDB. Elenca, ainda, considerações sobre o PDI e a sua estrutura dinâmica de seus eixos, os quais são
responsáveis pelo desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas das instituições. O trabalho,
ainda em seu escopo teórico, traz assertivas que consideram o IGC um referencial no contexto avaliativo e
regulatório, orientando as atividades acadêmicas e administrativas em nível institucional. A metodologia,
para tanto, se esmera em uma pesquisa predominantemente qualitativa, considerando uma entrevista
semiestruturada, realizada junto aos Procuradores Institucionais das IES em estudo, utilizando um roteiro
como instrumento de coleta de dados. A pesquisa também se consolida como descritiva e explicativa
no contexto metodológico, traduzida em análises documentais dos PDIs das instituições em estudo. Os
resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o IGC traz influência no PPI das Instituições e
orienta um processo de reflexão sobre o desenvolvimento institucional.

Palavras-chave


IGC; PDI; PPI.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v20n2.p186-202

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