AVALIAÇÃO DO ENSINO SOBRE GESTÃO DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA NA GRANDE SÃO PAULO / EVALUATION OF TEACHING ON SUPPLY CHAIN MANAGEMENT IN HIGHER EDUCATION COURSES IN TECHNOLOGY AND LOGISTICS IN GREATER SÃO PAULO

Ana Cristina de Faria, José Assis Pereira, Ivam Ricardo Peleias, Leandro Campi Prearo, Raquel Silva Pereira

Resumo


Este trabalho tem como objetivo avaliar em que medida os conteúdos sobre Gestão de Cadeias de Suprimentos ministrados nos Cursos Superiores de Tecnologia em Logística em algumas IES da Grande São Paulo atendem às demandas do mercado de trabalho. Antes do desenvolvimento de uma survey, buscou-se conhecer, por meio de pesquisa documental, as IES da região pesquisada e 60 ofertas de empregos para profissionais de Logística, oferecidas em sites de recolocação para profissionais, em eu foram identificados os conhecimentos técnicos exigidos. Na survey procurou-se identificar o perfil dos sujeitos (coordenadores, docentes e alunos) e analisar suas percepções sobre a intensidade dos conteúdos oferecidos, que devem refletir os conhecimentos técnicos exigidos pelo mercado. O tratamento e a análise dos dados permitiram constatar que existe convergência entre 20 conhecimentos técnicos exigidos, sendo quatro divergentes, além de um descompasso entre as percepções dos sujeitos quanto à hierarquia dos conteúdos exigidos. O curso investigado nas IES alinha-se com as necessidades do mercado de trabalho. Recomenda-se que estas IES procurem identificar junto ao mercado os conhecimentos, as habilidades e as competências mais valorizadas no momento do planejamento desses cursos.
Palavras-chave: Curso Superior de Tecnologia. Gestão de Cadeias de Suprimentos. Logística.

Abstract
The objective of this work is to evaluate whether the contentes on Supply Chain Management in the Colleges of Technology (CT) in Logistics in some IHE (Institutes of Higher Education) in Greater São Paulo meet the needs of the job market. Before carrying out a survey, we sought, through document research, to find out about the IHEs located in the region of the study, and 60 job offers offered on relocation sites for Logistics professionals, in which we identified the technical knowledge required. In the survey, we aimed to identify the profile of the subjects (coordinators, teachers and students) and analyze their perceptions of the intensity of the contents offered, which should reflect the expertise required by the market. Through statistical analysis, it was found that there is convergence of 20 aspects of technical knowledge required, while only four are divergent. We also found that there is a mismatch between the perceptions of individuals regarding the hierarchy of content required by the market. The course investigated is aligned with the needs of the market, and it is recommended that IHEs seek to identify the knowledge, skills and competencies most valued by the market, when planning these courses.
Key words: Logistics. Supply Chain Management. Technology Diplomas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v22n2.p212-229

Direitos autorais 2015 Revista Alcance

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.