Relação entre atividades a distância e desempenho do aluno nas avaliações: um estudo em uma disciplina semipresencial de Estatística Aplicada à Administração

Daielly Melina Nassif Mantovani, Adriana Backx Noronha Viana

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a relação entre atividades à distância em uma disciplina de Estatística
Aplicada à Administração e o desempenho do aluno nas avaliações. Confi gura-se como uma pesquisa
quantitativa e descritiva, com delineamento por estudo de campo. A análise de regressão revelou que,
durante a primeira fase da disciplina, as discussões no fórum e o desempenho nos trabalhos práticos
infl uenciaram positivamente o desempenho do aluno na prova. Na segunda fase, apenas um trabalho
prático e o fórum infl uenciaram a nota da prova. A análise de cluster identifi cou quatro grupos de alunos
com desempenho: excelente, bom, mediano e insatisfatório Os resultados indicam que outras variáveis,
além das atividades à distância, também determinam o desempenho do aluno na disciplina.
PALAVRAS CHAVE: ensino de estatística; educação à distância; desempenho do aluno

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v18n2.p125-139