• Resumo

    FATORES QUE INFLUENCIAM O ENDIVIDAMENTO DE CONSUMIDORES JOVENS

    Data de publicação: 19/08/2014
    As facilidades de acesso ao crédito e o aumento do consumo da população têm resultado em excessivo endividamento pessoal, pois muitos indivíduos passam a comprometer uma parcela significativa de suas rendas na compra de bens e serviços. Com o objetivo de analisar a relação entre os construtos materialismo, consumo excessivo e propensão ao endividamento no segmento jovem, realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagens qualitativa e quantitativa com 415 jovens de Santa Catarina. As análises estatísticas revelaram comportamentos de compra diferentes entre as classes econômicas dos pesquisados. O materialismo atingiu índices expressivos entre os entrevistados e as mulheres com menos de 20 anos apresentaram-se mais materialistas e mais endividadas. O consumo excessivo alcançou médias mais baixas, porém os homens, entre 21 a 30 anos, solteiros e das classes econômicas C e D eram mais propensos ao endividamento. A análise de cluster indicou que os indivíduos de baixa renda não se mostraram preocupados com a sua reputação de devedor na sociedade, não costumavam poupar para consumir no futuro e compravam produtos e serviços mesmo sem condições financeiras. A regressão logística confirmou a existência de associação entre os três construtos analisados, e mostrou que o materialismo e o consumo excessivo influenciam o endividamento, porém, os coeficientes apresentaram-se muito similares, não sendo possível determinar a principal causa do endividamento.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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