• Resumo

    O IMPACTO DA CAPACIDADE ABSORTIVA E DO APRENDIZADO NO DESEMPENHO INTERNACIONAL DAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS

    Data de publicação: 10/03/2015
    A internacionalização das empresas as coloca frente a desafios e situações de intensa competitividade, exigindo constante adaptação. Nesse contexto, são aplicadas inúmeras estratégias de inserção, manutenção ou expansão que necessitam estar adequadas ao ambiente externo, de modo que as organizações precisam identificar, aprender e utilizar novos conhecimentos que lhes auxiliem a tornar suas ações mais assertivas. Nesse contexto, a capacidade de aprendizado estruturada pelo construto da Capacidade Absortiva (ACAP) é um elemento facilitador para a empresa. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os novos conhecimentos que chegam à empresa são instrumentalizados pela capacidade absortiva e auxiliam no processo de adaptação e melhoria de sua atuação internacional. Para tanto, utilizou-se de um estudo empírico-qualitativo para entender profundamente esse processo, avaliando-se, em dois estudos de casos, a forma como a ACAP influenciou a performance internacional. O estudo mostrou que existe uma relação direta entre a ACAP e o desempenho internacional das empresas analisadas.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal