A CRIAÇÃO DE SPIN-OFFS CORPORATIVOS: RELAÇÃO COM A ORGANIZAÇÃO-MÃE NA PERSPECTIVA DOS RECURSOS / CREATION OF CORPORATE SPIN-OFFS: THE RELATIONSHIP WITH THE PARENT ORGANIZATION FROM THE EMPLOYEES’ PERSPECTIVE

Janaynna de Moura Ferraz, Rivanda Meira Teixeira

Resumo


O spin-off corporativo se configura como alternativa eficiente na expansão do empreendedorismo, pois apresenta taxa de crescimento expressiva e capacidade de inovação decorrente da experiência adquirida na organização-mãe. Nesse contexto, este estudo se propõe a analisar o surgimento de spin-offs corporativos sob a perspectiva da relação com a organização-mãe por meio da adaptação do modelo de Tubke (2005), combinado com os recursos do modelo de Clarysse et al. (2005). Adotou-se a estratégia de pesquisa de estudo de casos múltiplos, com dois casos, nos quais foram considerados como unidades de análise as organizações-mãe e os spin-offs. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e foram tratados com a análise de conteúdo categorizada em temas. Dentre os resultados, observou-se que o tipo de ligação e os recursos fornecidos contribuem para a consolidação dos novos negócios. Adicionalmente, verificou-se que a organização-mãe tende a apoiar casos em que o spin-off faça parte de sua cadeia de valor.
Palavras chave: Criação de negócios. Spin-off corporativo. Recursos.

Abstract
The corporate spin-off is configured as an efficient alternative in the expansion of entrepreneurship, because it presents a significant growth rate and capacity for innovation arising from the experience of the parente organization. In this context, this study analyzes the emergence of corporate spin offs from the perspective of the relationship with the parent organization, through an adaptation of the Tubke model (2005), combined with the resources of the Clarysse et al model. (2005). The research strategy adopted was a multiple case study with two cases, both of which were considered as units of analysis of the parent organizations and the spin-offs. Data were collected through semi-structured interviews, and analyzed by content analysis, categorizing them into themes. Among the results, it was observed that the type of connection and the resources provided contribute to the consolidation of new businesses. It was also found that the parent organization tends to support cases where
the spin-off is part of its value chain.
Key-words: Business creation. Corporate spin-off. Resources.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v22n2.p243-261

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