MODELO DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEL DE UMA MULTINACIONAL DE PAÍS EM RGENTE EM 2008 - ANO DA CRISE

Iara Santos Parisotto, Maria Tereza Saraiva Souza, Silvia Zilber

Resumo


O objetivo deste estudo foi examinar como os aspectos de sustentabilidade estão incorporados ao modelo de negócio de uma multinacional de um país emergente, analisando os resultados obtidos no ano de 2008 da crise financeira mundial. Para atingir esse objetivo, foi efetuado um estudo de caso na multinacional brasileira Natura, reconhecida pelos seus investimentos em sustentabilidade. Resultados: a Natura levou a cabo uma mudança em seu modelo de negócio em meados de 2008, que inseriu de maneira formalizada a variável sustentabilidade no mesmo. Em 2008, o Sistema de Gestão Natura foi criado como um condutor do processo de inovação para promover uma estrutura mais ágil e descentralizada. As inovações desenvolvidas no modelo de negócio da Natura em 2008 levaram a: aumentar o foco da empresa em suas ações relacionadas à inovação em produto, principalmente as relacionadas ao uso sustentável da biodiversidade; criação de uma matriz de materialidade, ferramenta que direciona as ações socioambientais da empresa, alinhando-as ao rumo estratégico da empresa.

Palavras-chave


Inovação Organizacional. Sustentabilidade. Modelo de Negócio.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v21n2.p298-323

Direitos autorais 2014 Revista Alcance

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.