NADA ACONTECE POR ACASO: UMA HISTÓRIA SOBRE A INTERFACE ENTRE ESTRATÉGIA E PROCESSOS DE NEGÓCIO

Mateus Panizzon, Sylvia Maria Azevedo Roesch, Pelayo Munhoz Olea, Gabriel Sperandio Milan

Resumo


A Chuveletro é uma empresa industrial fundada em 1980 que produz chuveiros residenciais e possui monopólio na venda para lojas de materiais elétricos na sua região de atuação. Desde a entrada da Eletroveiro, a Chuveletro tem observado significativa perda de mercado, e providências precisam ser tomadas para a empresa manter a sua sustentabilidade. O objetivo deste caso é propor análises e reflexões e relações entre os temas de planejamento e estratégia, inteligência competitiva, mudança organizacional, gestão do conhecimento, valor para o cliente e melhoria de processos internos da empresa, numa análise generalista. A utilização deste caso é indicada para disciplinas de Processos de Negócio e Gestão Estratégica em cursos de graduação.

Palavras-chave


Estratégia. Processos de negócio. Mudança organizacional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v21n3.p563-579