• Resumo

    EFEITO PAÍS DE ORIGEM PARA CALÇADOS BRASILEIROS

    Data de publicação: 30/07/2008
    Ao mesmo tempo em que ocorre a expansão do comércio internacional, também se observa, na literatura de marketing, uma crescente ampliação de pesquisas sobre o efeito país de origem (influência do país de origem dos produtos nas avaliações feitas pelos consumidores). O presente artigo relata os resultados de uma pesquisa empírica que investigou a influência que a imagem do Brasil exerce sobre as atitudes de consumidores estrangeiros em relação aos calçados brasileiros. Os resultados indicam que o efeito existe e é negativo, isto é, a imagem do Brasil afeta negativamente as atitudes em relação aos calçados brasileiros. Este fato pode auxiliar as empresas brasileiras exportadoras de calçados a melhorar as suas estratégias de comunicação nos mercados externos.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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