• Resumo

    RELAÇÕES ENTRE OS INDICADORES DE RENDA PER CAPITA E A ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER NOS MUNICÍPIOS DOS ESTADOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO EMPÍRICO

    Data de publicação: 13/02/2009
    A preocupação com os efeitos dos gastos públicos na economia é uma constante para nossos governantes, sobretudo, os impactos deles sobre o crescimento econômico. Diversos trabalhos teóricos e empíricos, tais como Ram (1986), Barro (1990), Cashin (1995) e Ascahuer (1989) entendem que as políticas públicas podem elevar o crescimento econômico. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apontar o relacionamento existente entre variáveis relacionadas a níveis e distribuição de renda e a esperança de vida ao nascer nos municípios dos Estados da região sul do Brasil. O referencial teórico do trabalho contempla, dentre outros, aspectos de externalidades e bens públicos, bem como contempla aspectos sobre a relação entre desenvolvimento e longevidade. A pesquisa deste trabalho é do tipo explicativa, com análises quantitativa e qualitativa, sendo que a pesquisa quantitativa tem como função oferecer os parâmetros para uma análise mais profunda, trazida pela análise qualitativa. O instrumental utilizado é a análise de regressão, com regressões múltiplas a partir de setenta e oito variáveis independentes, relacionadas a níveis e distribuição de renda. Conclui-se a pesquisa evidenciando que a esperança de vida ao nascer sofre pouco impacto do nível e da distribuição da renda per capita municipal. Palavras-chave: Gastos públicos. Crescimento econômico. Distribuição de renda.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal