• Resumo

    CADEIA TÊXTIL-VESTUÁRIO: DISCUTINDO A EXISTÊNCIA DE UM ARRANJO PRODUTIVO LOCAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA-PARANÁ

    Data de publicação: 31/07/2008
    O objetivo do artigo é discutir a existência de uma aglomeração de indústrias do vestuário na Região Metropolitana de Londrina, verificar suas características e, a partir da análise dos indicadores de seu grau de desenvolvimento, inferir se a aglomeração pode ser caracterizada como um Arranjo Produtivo Local – APL. Os procedimentos metodológicos envolvem a revisão de estudos clássicos sobre aglomerações produtivas e de redes. Para identificar o grau de aglomeração, realiza-se o cálculo dos quocientes locacionais de emprego e estabelecimentos do setor têxtil - a base de dados é a RAIS para o período 1995/2003. Para qualificar as informações estatísticas e verificar se as características da aglomeração permitem configurar um APL, são discutidos os resultados de duas pesquisas de campo. Esta pesquisa é de natureza quantitativa e qualitativa, descritiva e apoiada em dados secundários. Os resultados permitem concluir que vários elos da cadeia produtiva estão presentes na região de Londrina-Paraná, caracterizando-se como uma aglomeração produtiva, cujos elos apresentam fragilidade e que as características da aglomeração permitem classificá-la como embrião de APL, com elevado potencial de desenvolvimento.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal