RECURSOS ESTRATÉGICOS PARA VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL EM FOOD TRUCKS

Valmir Emil Hoffmann, Arthur Malimpense Leonelo, Cleidson Nogueira Dias, Isaac Matias

Resumo


O Food Truck chegou recentemente no Brasil e devido o relevante papel socioeconômico das Micro e Pequenas Empresas (MPE) faz-se necessário compreender melhor esse tipo de empreendimento. Para isso aplicou-se a Visão Baseada em Recursos (VBR). O presente estudo tem como objetivo identificar os recursos que são a fonte de vantagem competitiva sustentável possibilitando aos Food Trucks desempenho acima da média. A pesquisa é qualitativa e de caráter descritivo, tendo como método o estudo de caso e a coleta de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas e observação. O estudo revelou que o conjunto de recursos geradores de vantagem competitiva é variado dentro das organizações pesquisadas. Assim, os recursos que mais se destacaram como potenciais geradores de vantagem competitiva sustentável foram: modelo do truck, matéria-prima exclusiva, geração de energia, equipamentos, network, conhecimento técnico dos funcionários, bom atendimento, receita própria, reputação da empresa e investimentos, cujo bom atendimento foi o único recurso estratégico comum às quatro empresas estudadas.

Palavras-chave


Vantagem competitiva. Visão Baseada em Recursos (VBR). Food Truck.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v23n3(Jul-Set).p352-371

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