REFLEXOS DAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS NA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE EM UM HOSPITAL PÚBLICO

Márcia Zampiere Grohmann, Breno Augusto Diniz Pereira, Ingri Terezinha de Medeiros Pozzobon, Jonas Cardona Venturini

Resumo


As emoções podem ser investigadas a partir do questionamento sobre os sentimentos dos indivíduos em determinado contexto ou quando submetidos a certas situações de trabalho. O trabalho tem como principal objetivo avaliar como as experiências emocionais repercutem na aprendizagem dos profissionais de uma organização hospitalar. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo quantitativo e o tipo de estratégia adotado foi exploratório, sendo utilizado o questionário como método de coleta de dados. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 348 funcionários da instituição e os dados foram analisados utilizando a estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados demonstram que os principais sofrimentos emocionais que afetam a aprendizagem dos funcionários são por ordem: erros profissionais, revés na carreira e trauma pessoal.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v14n3.p333-356

Direitos autorais 2008 Revista Alcance

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.