• Resumo

    AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA APLICAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS: SELEÇÃO DE REFERENCIAL TEÓRICO INTERNACIONAL E ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

    Data de publicação: 17/11/2017
    O estudo tem como objetivo identificar o que a literatura científica internacional aborda sobre o tema Avaliação de Desempenho na Gestão do Controle Estatístico de Processos (CEP), possibilitando, assim, a identificação de oportunidades de aperfeiçoamento. A pesquisa exploratória utilizou como instrumento de intervenção o ProKnow-C para a seleção do portfólio bibliográfico-PB e a análise das características deste fragmento da literatura. Os autores de destaque identificados foram Wen Lea Pearn, Shu-Ming Chung, com 5, 4, e 3 publicações respectivamente no PB. Foi possível também identificar os periódicos Quality and Reliability Engineering International e o Expert Systems With Applications como os dois com maior número de publicações. Já em relação às palavras-chaves presentes nos artigos do portfólio, as que se destacaram foram Process Capability Indices, Control Carts e Process Capability index. Os periódicos que apresentaram maior fator de impacto foram: European Jounal of Operational Research e Expert Systems with Applications. Constatou-se nos trabalhos a utilização de Sistemas de Mensuração de Desempenho nas atividades do controle estatístico de processos. Os resultados indicam ainda a utilização de indicadores, oriundos de modelos realistas de Avaliação de Desempenho, centrados na qualidade estatística sem ter em conta as necessidades, os valores e as preferências dos gestores dos contextos avaliados.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal