• Resumo

    O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A PARTIR DE PRINCÍPIOS DO PENSAMENTO COMPLEXO: O CASO DE DOIS GRUPOS VAREJISTAS

    Data de publicação: 31/07/2008
    O presente artigo teve como objetivo analisar o processo de formação da estratégia de desenvolvimento sustentável de dois Grupos europeus. A pesquisa foi conduzida em 2 etapas: 1) pesquisa teórica, guiada segundo uma lógica abdutiva; 2) estudos de caso em 2 dos maiores Grupos varejistas franceses. A análise dos dois casos explicitou 3 importantes elementos da estratégia de desenvolvimento sustentável destes: Governança Empresarial, Ética Empresarial e Aprendizagem Organizacional. Além disso, a análise dos casos mostrou também que estes elementos poderiam ser explorados a partir de 4 proposições, baseadas em alguns princípios do Pensamento Complexo, considerando a estratégia de desenvolvimento sustentável como um processo: (1) Todo/parte, (2) recursivo e retroativo, (3) dialógico e (4) de auto-eco-organização.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal