Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Tecnologias Sociais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação:

Título

Autor (es), filiação acadêmica + e-mail de contato;

O Resumo deve ter entre 5 e 10 linhas com no máximo 250 palavras nos seguintes idiomas: Português e Inglês. E, como de praxe ser acompanhado das palavras-chave.

- Palavras-chave – de 3 a 5 palavras;

- Abstract + Keywords;

- Resumen + Palabras clave;

Corpo do texto - Os textos para a REVISTA BRASILEIRA DE TECNOLOGIAS SOCIAIS devem ser escritos em página A4, margens de 3 cm, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento de 1,5, conforme abaixo especificado:

a) ARTIGO CIENTÍFICO – até 40 mil caracteres, incluindo as referências bibliográficas. Os títulos não devem ser numerados e deverão estar em corpo 14, negrito. Imagens, gráficos ou tabelas, bem como demais ilustrações, devem estar no corpo do texto e ser enviadas em anexo, em alta resolução.

b) COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (paper) é um pequeno texto sobre tema pré-determinado. Sua elaboração consiste na discussão, pelo autor, de resultados de estudos ou pesquisas científicas, artigos especializados ou de informação geral, dentre outros tipos de publicações, fatos ou situações relacionados a assuntos pertinentes a uma área de estudo. Na elaboração de um paper, o autor desenvolve análises e argumentações, com objetividade e clareza, podendo considerar, também, opiniões de especialistas. O texto deve ter entre 20 e 30 mil caracteres.

c) RESENHAS - até 7 mil caracteres incluindo a referência bibliográfica, escrito em página A4, margens de 3cm, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5.

d) ENTREVISTAS – Cada edição poderá apresentar até uma Entrevista com personalidades de destaque do meio acadêmico ou da sociedade em geral, que tenham ligação com as áreas de pesquisa dos Mestrados representados por esta publicação. O texto deverá ter no máximo 20 mil caracteres.

 

Esta Revista utiliza sistemas de identificação de plágios e segue a conduta dos padrões éticos da Comunidade científica nacional e internacional. 

O material enviado pelos autores deve seguir as normas vigentes da ABNT. 

 

A partir de 2012, a Revista Brasileira de Tecnologias Sociais passou a utilizar as normas do Novo Acordo Ortográfico.

A ordem de apresentação dos nomes dos autores, com no mínimo um autor com título de doutor, e o número máximo de 04 autores e, ainda deve obedecer ao grau de envolvimento de cada um com a produção textual, não devendo ser incluído o nome de coordenador ou de participantes de projetos/programas que não tenham efetivamente participado da redação do texto.

O texto submetido deve estar de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e obedecer à seguinte configuração: estar digitado em word, tamanho de página A4, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens 2,5cm. O texto deve conter título em português e inglês, resumo e abstract (100 a 250 palavras), palavras-chave ( de acordo com o DECS) e keywords (até cinco), corpo e referências.

O nome dos autores e coautores não deverão aparecer no corpo do texto, para garantir o anonimato no processo de avaliação.

Em arquivo suplementar, informar nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação acadêmica e instituição pela qual se titulou, vinculação a movimentos sociais ou grupos, instituição em que desenvolve sua atividade principal, endereço, telefones, e-mail e outros dados que julgar importantes.

As citações deverão ser feitas no corpo do texto. Exemplo: (AUTOR, ano, página). Citações com mais de três linhas deverão vir em espaço simples, tamanho 11 e recuo de 4cm. Todos os autores citados deverão constar nas referências ao final do texto. A indicação de bibliografia, ao final do artigo, em “Referências”, deve seguir o seguinte padrão para citação: 1. no caso de livro: SOBRENOME, Nome. Título em Negrito. Local de publicação: Editora, Data, página(s) citada(s). 2. no caso de coletânea: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. (Org.). Título em Negrito. Edição. Local de Publicação: Editora, data, página(s) citada(s). 3. no caso de artigo: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em Negrito. Local de Publicação, Volume, Número do periódico, mês (abreviado) e ano de publicação, página(s) citada(s). 4. no caso de dissertação/tese acadêmica: SOBRENOME, Nome. Titulo da dissertação/tese em Negrito. Ano da defesa. Número de folhas. Dissertação (Mestrado) ou Tese (Doutorado), Instituição em que foi defendida (Faculdade e Universidade), local, ano. 5. no caso de textos consultados em sites: SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Portugu%C3%AAs>. Acesso em: 14 nov. 2007.

A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere e sua identificação deverá constar na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto.

Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão (se houver).

Tabelas: até três (não separar seus dados com linhas verticais e horizontais).

Ilustrações: até três, escaneadas com extensão bmp, jpg ou tif (as ilustrações já publicadas devem ser acompanhadas de autorização do autor).

Fotos: até três, em preto e branco, bem contrastadas (os direitos autorais das fotos são de inteira responsabilidade do autor do trabalho).

Os trabalhos que envolvam seres humanos deverão mencionar a autorização para divulgação dos envolvidos ou aprovação pelo Comitê de Ética da instituição na qual o trabalho foi realizado.

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    1. O texto está de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as normas do Novo Acordo Ortográfico.
    2. O texto está digitado em word, tamanho de página A4, espaço 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens 2,5cm.
    3. O texto contêm título em português e inglês, resumo e abstract (100 a 200 palavras), palavras-chave e keywords (até cinco), corpo e referências.
    4. O texto não apresenta nomes de autores e coautores em nenhuma parte, garantindo, assim, o anonimato no processo de avaliação.
    5. O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação acadêmica e instituição pela qual se titulou, vinculação a movimentos sociais ou grupos, instituição em que desenvolve sua atividade principal, endereço, telefones, e-mail e outros dados constam em arquivo suplementar.
    6. As imagens apresentam identificação na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto.
    7. As imagens indicam, na parte inferior, a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão.
    8. Em caso de pesquisas realizadas com seres humanos, deverá ser mencionada a autorização para divulgação dos envolvidos.
    9. A ordem de apresentação dos nomes dos autores, limitados a quatro pessoas, obedece ao grau de envolvimento de cada um com a produção textual.
    10. A revista não cobra taxas de submissão e processamento de artigos.
    11. A revista utiliza ferramentas destinadas a detecção de plagio em qualquer de suas formas

     

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Ao submeter esta colaboração, quer seja artigos, resenhas, relatórios de pesquisa, entrevistas, depoimentos e comunicações,  estou(amos) automaticamente cedendo o direito sobre o mesmo por período indeterminado, bem como os direitos de expor, publicar, reproduzir, armazenar e/ou de qualquer outra forma delas se utilizarem, o que faço(emos) de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, desde já e de pleno direito, em caráter gratuito e sem qualquer remuneração, ônus ou encargo, em favor da RBTS
 

Declaração de Direito Autoral

Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos)  responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) com o Regulamento da RBTS e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que a reprodução e/ou publicação obedeçam as normas da ABNT e tenham a finalidade exclusiva de uso por quem a consulta a título de divulgação da produção acadêmico científico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.