• Resumo

    Interesse público na saúde: saúde suplementar e hegemonia mercantilista

    Data de publicação: 26/04/2017
    O presente artigo analisou os sentidos atribuídos à expressão ‘interesse público’ na saúde, apresentada como finalidade institucional da Agência Nacional de Saúde Suplementar em sua Lei de criação. Para tal, realizou-se pesquisa em documentos legais e infralegais relacionados à origem da Agência e suas atividades regulatórias, no recorte histórico de 1985 a 2000. Concluiu-se que, no Brasil, o interesse público carrega sentidos mercadológicos desde a década de 1920, com a instituição das CAPs, intensificando-se no período da ditadura militar e chegando ao seu ápice com a regulação e a oficialização deste mercado nos governos neoliberais instituídos no País a partir dos anos 1990.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal