• Resumo

    A REDE SOCIAL FACEBOOK COMO TECNOLOGIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO: DE QUE FORMA A COLABORAÇÃO EM UM AMBIENTE WEB PODE MUDAR A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POTENCIALIZAR O APRENDIZADO?

    Data de publicação: 27/10/2017
    O impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação está diretamente relacionado ao papel das tecnologias na sociedade. Em tempos de sociedades virtuais, elas são cada vez mais necessárias em vários ambientes, inclusive educacionais. Vem à tona a importância de tecnologias que possam gerar produtos e metodologias inovadoras, resultar interação entre os envolvidos no processo educacional e, assim, melhorias no ensino, aprendizado, gerando transformações sociais. Assim, a presente pesquisa é pautada no uso da Rede Social Facebook como tecnologia social em sala de aula e pretende identificar potencialidades desta rede como potencializadora da relação professor-aluno. Para isso, reflexões foram construídas a partir de pesquisa bibliográfica, envolvendo conceitos-chave, como: tecnologias sociais na educação, sociedade da informação, colaboração, participação e competências educacionais.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal