• Resumo

    A TECNOLOGIA SOCIAL E OS TEMAS ASSOCIADOS: UM OLHAR SOB O TRABALHO ARTÍSTICO DE TOBBE MALM

    Data de publicação: 27/10/2017
    Esse artigo apresenta uma breve descrição de temáticas que se associam à tecnologia social, como: a natureza da tecnologia, o saber prático e o saber tecnológico e as relações de trabalho. Busca-se relacionar os conteúdos abordados ao trabalho artístico de Tobbe Malm. Como ferreiro, o artista dá formas humanizadas a parafusos e peças de metal, que independente de suas formas, são carregadas de emoções. O Artista criou o Projeto Ferreiro Internacional Iron Rose, inspirado nas rosas colocadas nas ruas, após o trágico evento de ataques terroristas em Oslo e Utøya, em 22 de julho de 2011. Ao relacionar o trabalho de Tobbe Malm com as temáticas associadas à tecnologia social, foi observado que em cada etapa de vida do artista suas iniciativas e projetos se convergem aos conteúdos. A relação de transformação da forma do parafuso com o saber prático e científico condiz com a associação emocional, produzida pelo trabalho artístico, utilizando o ferro. Sabe-se que o parafuso carrega uma parcela do processo de evolução da tecnologia, e a intervenção do artista associa ao mesmo outra vertente da vida humana, tornando-o um trabalho inovador.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal