• Resumo

    PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DA RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

    Data de publicação: 27/10/2017
    Introdução: Ainda há poucos dados na literatura que indiquem as percepções dos estudantes pela residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) no contexto de escolha da especialidade médica. Objetivo: Identificar o perfil dos estudantes formandos no Curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no ano de 2016, e assim analisar suas percepções sobre a Medicina da Família e Comunidade no contexto de escolha da especialidade médica. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem analítico-descritiva, tendo como técnica de coleta de dados a aplicação de um questionário previamente elaborado pelos pesquisadores, contendo perguntas objetivas. Este estudo contou com a participação de 21 acadêmicos formandos no Curso de Medicina da Região do Vale do Itajaí do primeiro semestre do ano de 2016. Resultados: Os alunos que responderam à pesquisa apresentaram média de idade de 26 anos. Quanto ao gênero, a pesquisa identificou o predomínio do sexo feminino, totalizando 57,1% (12 sujeitos) da amostra. É possível inferir que os fatores mais levados em conta na opinião dos acadêmicos na escolha por MFC foram em primeiro lugar a “carga horária relativamente baixa com horários definidos”, juntamente com “olhar médico ampliado, além do biomédico”, ambos correspondendo a 57,1%, seguido da “oportunidade de trabalho em qualquer região”, 52,4% e, por fim, a “atuação ampla em diversas disciplinas médicas”, 47,6%. Conclusão: Mesmo frente ao movimento de mudança desta realidade proposta pelo governo, observa-se que estas ainda são incipientes, e assim continuarão se não propuserem uma maior consolidação e incentivo financeiro para valorização profissional desta área.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal