• Resumo

    OS THINK TANKS NA AMÉRICA LATINA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO APLICADO À POLÍTICA PÚBLICA

    Data de publicação: 16/04/2018
    Este ensaio traz ao debate o papel e a relevância da produção de conhecimento aplicado em políticas públicas, dando ênfase aos think tanks. Para tanto, faz-se uma discussão inicial dos conceitos de políticas públicas, problema público e produção de conhecimento aplicado como uma das características fundamentais da área de análise de políticas públicas. Os think tanks surgem como instituições especializadas neste papel. Na América Latina existem 695 think tanks que utilizam métodos e técnicas da policy analysis e da policy advocacy para produzir conhecimento aplicado e influenciar os processos decisórios, de implementação e avaliação de políticas públicas.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal