• Resumo

    TECNOLOGIA SOCIAL COMO MECANISMO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL? UMA ANÁLISE EMPÍRICA

    Data de publicação: 16/04/2018
    Este texto ensaístico busca reflexionar sobre o constructo da Tecnologia Social como mecanismo de emancipação social. A análise é baseada em pesquisa bibliográfica e, empiricamente, na experiência do projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social no Conjunto Residencial Candelária (Volta Redonda, Rio de Janeiro). Procurou-se observar traços emancipatórios nos discursos dos moradores a partir de entrevistas semiestruturadas e os resultados desse trabalho apontam que houve diferentes impactos decorrentes das reaplicações das Tecnologias Socias na comunidade em questão; apesar de não se fazerem notar mudanças substanciais na vida coletiva do empreendimento habitacional, transformações significativas aconteceram em níveis individuais.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal