• Resumo

    ACOLHIMENTO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO ACESSO

    Data de publicação: 03/09/2018

    O artigo relata a experiência de implantação do acolhimento em uma equipe de Saúde da Família (ESF) de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município do Sul do Brasil. Os procedimentos introduzidos pelo planejamento foram derivados de encontros coletivos em reuniões de equipe e com usuários. São eles: extinção de fichas de porta; pacto de responsabilidades; sensibilização; construção de um fluxograma de atendimento; e criação de uma agenda integrada. A implantação da proposta redimensionou o processo de trabalho da equipe e qualificou o acesso ao cuidado. Conclui-se que a grandeza do acolhimento está exatamente na simplicidade de sua complexidade. 

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal