• Resumo

    REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS NÃO FARMACOLÓGICAS NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE: USO DA MUSICOTERAPIA E DA ACUPUNTURA

    Data de publicação: 03/09/2018

    A ansiedade é um fator que acomete diversas pessoas na atualidade. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos de duas técnicas – musicoterapia e acupuntura – como estratégias no tratamento da ansiedade, por meio de estudos empíricos acerca do tema. Para avaliar o contexto ‘ansiedade’, foram utilizados os descritores "ansiedade e acupuntura" e "ansiedade e musicoterapia" nas bases LILACS e SciELO, com publicações de 2007 a 2017. Foi feita uma tabela, avaliando os tipos de pesquisa, os participantes, o objetivo e o enfoque da pesquisa, os métodos utilizados e os principais resultados. Constatou-se eficácia estatisticamente significativa na maioria dos artigos analisados, de forma parcial ou definitiva. Entretanto, houve carência de dados por parte da musicoterapia, o que indica a necessidade de maiores estudos científicos na área, tendo em vista que podem ser importantes estratégias para a redução da ansiedade, como comprovado nos artigos analisados, principalmente na ala oncológica e da fibromialgia. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam gerar reflexões ao campo do tratamento da ansiedade e contribuições às práticas e às estratégias de saúde, visando proporcionar um tratamento complementar eficaz e que melhore a qualidade de vida da população.   

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal