• Resumo

    MUDANÇAS NO CONSUMO ALIMENTAR E NAS CONDIÇÕES PSICOSSOCIAIS GERADAS PELA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL

    Data de publicação: 03/09/2018

    As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são distúrbios inflamatórios intestinais crônicos, cuja atividade gera impactos em vários âmbitos da vida do paciente, como no consumo alimentar e no estado psicológico. O presente trabalho avaliou as mudanças no consumo alimentar e nas condições psicossociais geradas pelo desenvolvimento da DII. Foi realizado um estudo transversal e descritivo, por meio da aplicação de um formulário aos pacientes assistidos em um Ambulatório Interdisciplinar do município de Itajaí – Santa Catarina, contendo perguntas abertas e fechadas, sobre o consumo de alimentos, as restrições alimentares e as alterações psicossociais que possam ter sido gerados pela doença em decorrência dos sintomas. Dos 65 pacientes avaliados, 90,8% restringem algum alimento/bebida, sendo os mais evitados: álcool, refrigerante, leite e derivados e alimentos gordurosos; e 89,2% sofreram alguma modificação psicossocial após o desenvolvimento da doença. Diante disto, as mudanças alimentares e psicossociais parecem iminentes ao diagnóstico de DII. A doença ainda parece ter gerado impacto em âmbitos socioemocional e profissional na vida desses pacientes. Dessa forma, faz-se necessário um atendimento interdisciplinar, além de um olhar humanizado e integral por parte dos profissionais para esse paciente, que perpassa por modificações muito além das biológicas.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal