• Resumo

    EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA GRUPOS VULNERÁVEIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS VIVÊNCIAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

    Data de publicação: 03/09/2018

    A Educação Alimentar e Nutricional é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Este trabalho objetivou relatar as práticas de extensão realizadas com usuários de dois CRAS, um CCI e um CMU do município de Itajaí-SC, no decorrer do ano de 2017, considerando a percepção dos acadêmicos envolvidos e a participação dos usuários assistidos por um projeto de extensão. Todos os materiais utilizados nas oficinas foram previamente elaborados pelas extensionistas, sob orientação das professoras envolvidas no projeto. Foram abordados assuntos relacionados à alimentação saudável, consumo de açúcares, gorduras e alimentos industrializados, mitos e verdades sobre alimentação, sazonalidade das frutas e exposição solar, alimentação e hidratação no verão. As atividades realizadas permitiram, a todos os envolvidos, a troca de saberes. Ressalta-se a importância do envolvimento acadêmico em projetos de extensão, o que possibilita o contato direto com a comunidade, permitindo que os conteúdos abordados durante a graduação estejam vinculados com a prática.

     

     

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal