• Resumo

    REVISTA CAROS AMIGOS E MANIFESTAÇÕES DE JUNHO 2013: UMA ANÁLISE ÉTICO-POLÍTICA

    Data de publicação: 03/09/2018

    Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado sobre as reivindicações populares expressas nas manifestações de junho de 2013. Pesquisa documental, realizada na versão on-line da Revista Caros Amigos, com recorte temporal entre 01/06/2016 e 31/10/2016. A análise ético-política das notícias foi conduzida por meio da categoria "De Saúde como Direito Social à Democracia como Direito à Saúde". A partir das relações com os dados, foi possível concluir que as manifestações geraram desdobramentos em matéria de direitos sociais. O Plano Nacional de Educação foi instituído com metas para até 2024. O Programa Mais Médicos foi criado, garantindo atenção médica na atenção básica do SUS de Brasis desassistidos. A produção e a difusão de saberes e reconhecimentos populares produziram uma tecnologia social, pois viabilizaram os anseios de uma população que historicamente luta por seus direitos e busca a cada dia, em meio à opressão e ao sofrimento, fazer com que suas vozes sejam ouvidas e seus anseios atendidos nesta democracia representativa sem representatividade. Ainda assim, fica a compreensão de que o Brasil requer um choque de cidadania, para que possa defender um projeto justo de sociedade.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal