• Resumo

    POLÍTICAS PÚBLICAS QUE SUBSIDIAM A INOVAÇÃO NO BRASIL

    Data de publicação: 26/11/2018

    O novo modelo econômico, baseado no conhecimento, traz a inovação
    como principal aspecto de valor para o desenvolvimento social e econômico de uma nação ou região. Nesse sentido, os Sistemas Nacionais e Regionais de Inovação buscam constituir uma estrutura com mecanismos que contribuem para o desenvolvimento da inovação, por meio de políticas públicas de fomento e incentivo, além de integrar os agentes públicos e privados. Dessa forma, o Estado tem importante papel no desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica, que por sua vez tem a inovação como principal fator estratégico. Este estudo aborda as políticas públicas brasileiras que subsidiam a inovação por meio de incentivos e fomento às Empresas de Base Tecnológicas. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, exploratório e descritivo. Como resultado pode se verificar que o Sistema Nacional brasileiro possui uma diversidade de mecanismos que subsidiam a inovação, porém
    ainda carece de maior dinamismo para seu amadurecimento e eficiência de suas políticas.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal