• Resumo

    A PERCEPÇÃO DE UM CUIDADOR A RESPEITO DA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO COM ALZHEIMER: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO TEORIAS E PERSPECTIVAS EM ENVELHECIMENTO HUMANO

    Data de publicação: 24/05/2019

    O presente estudo faz parte de um projeto desenvolvido durante uma
    disciplina da graduação em Psicologia. Para se discutir a respeito das perspectivas em envelhecimento humano, objetivou-se conhecer a percepção de um cuidador sobre a qualidade de vida do idoso com Alzheimer, com base em suas expectativas, experiências e ações em relação a essa situação. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, com a qual foi realizado um estudo de caso de um cuidador. Como método foram utilizadas uma entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo de Bardin. Com base na autopercepção desse cuidador, nota-se a importância da espiritualidade, remédios, profissionais e de Políticas Públicas para a manutenção da qualidade de vida de ambos, sendo que esta é
    vista, em geral, como positiva, mas cheia de desafios devido à mudança que a relação que o cuidador e o idoso sofrem no decorrer do tempo. A discussão dos dados foi baseada na Teoria do Curso de Vida de Paul Baltes, perspectiva expressiva na compreensão dos processos de desenvolvimento e de envelhecimento humano. Os resultados salientam a necessidade de novas pesquisas a respeito do tema e indicam a importância de discussões desde as salas de aula, voltadas à realidade da população. Espera-se que esse estudo tenha implicações na formação dos profissionais de graduação, tendo em vista possibilidades de interverção visando à promoção de saúde dos idosos e de seus cuidadores.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal