• Resumo

    A MORTE DO DISCURSO GRÁFICO: A QUEBRA NA TRANSMIDIAÇÃO DA RETÓRICA VISUAL E O FIM DO RECONHECIMENTO DAS MARCAS IMPRESSAS NOS PRODUTOS JORNALÍSTICOS EM PLATAFORMAS DIGITAIS

    Data de publicação: 19/02/2021

    A queda na tiragem e o fim de edições impressas de veículos tradicionais
    de mídia colocam em xeque um patrimônio de imagem construído ao longo dos anos: o discurso gráfico. A transposição da mídia impressa para a web não soube transportar os valores de imagem para o mundo digital e a nova geração de leitores pouco sabe da aparência ou da estrutura dos veículos originais. O momento atual ainda é de intersecção, mas em pouco tempo o legado atrelado ao aspecto visual dos jornais estará perdido, distanciando o produto digital de tal maneira de suas origens impressas, que pouco restará além do nome para a identificação das marcas. Um experimento desenvolvido para os principais veículos impressos da Alemanha comprova essa dissociação visual dos produtos. Ao combinar as capas das edições impressas com a capa dos portais web, ficou claro que existe uma coesão de design entre os exemplares de um mesmo suporte tecnológico, mas a conexão entre o produto impresso e a web de um mesmo veículo não pode mais ser estabelecida levando em conta apenas os aspectos visuais. O discurso gráfico está morto.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal