• Resumo

    CONVERGÊNCIAS METODOLÓGICAS NO ESTUDO DA COMUNICAÇÃO: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E INTERFACES

    Data de publicação: 23/10/2021
    RESUMO: Têm aumentado o número de pesquisas em Jornalismo nos últim0s anos em função da preocupação em consolidá-lo como um campo autônomo, que leva em consideração suas especificidades práticas e teóricas. A produção científica começou a crescer com a constituição de programas de pós-graduação em comunicação, especialmente com o surgimento dos primeiros mestrados em Jornalismo (UFSC e UEPG). Pesquisadores como Braga (2000), Medistch (2012) e Machado (2010) têm chamado a atenção para as interfaces entre jornalismo e outras áreas, considerando que este é um lugar privilegiado para os estudos do jornalismo. Neste trabalho, pretende-se, a partir de um caso, mostrar que o Jornalismo tem buscado apoio teórico e metodológico em outras áreas do conhecimento, o que não é ruim, desde que esta apropriação se faça de forma consciente e resguarde as características específicas do campo jornalístico. Se ainda a nossa área carece de instrumental teórico e ou metodológico para a produção de determinadas análises, é preciso adaptar as teorias e métodos de outros campos a realidade e especificidades do campo jornalístico
  • Referências

    ARIÉS. P. Sobre a história da morte no ocidente desde a Idade Média. (2 ed.) Lisboa:Teorema, 1989.

    BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa:Edições 70, 2000.

    BECKER, H. S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 4 ed. São Paulo:Hucitec, 1999.

    BRAGA, José, Luiz. Estudos de interfaces como espaço de construção do campo da comunicação. GT Epstemologia da Comunicação. Compôs, 2004.

    DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro:Contraponto, 1997.

    FERRÉS, J. Televisão subliminar: socializando através de comunicações despercebidas. Porto Alegre:Artmed,

    FREUD, A. O ego e os mecanismos de defesa. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1982

    FREUD, S. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro:Imago, 1997

    FREUD, S. O ego e o id. Rio de Janeiro:Imago, 1997b.

    FREUD, S. Obras completas. Rio de Janeiro:Imago, V. XVIII, 1976.

    FREUD, S. Obras completas. Rio de Janeiro:Imago, V. 1998.

    GONDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais, 3 ed. São Paulo;Record, 1999.

    KÜBLER-ROSS, E. Sobre a morte e o morrer. São Paulo:Martins Fontes, 2000

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal