• Resumo

    O PAPEL DA ESTATÍSTICA NO ESPAÇO PÚBLICO DA CULTURA MODERNA E DA CONTRACULTURA

    Data de publicação: 06/12/2015

    Ensaio bibliográfico sobre o papel utilitário da estatística no processo de construção dos Estados capitalistas e no da Rússia e da URSS. O garimpo investigativo apresentou a estatística como uma tecnologia com aplicação social, correspondendo a um importante método de investigação. Observou-se uma distinção em seu caráter utilitário, que se relaciona com os fins que os Estados capitalistas e socialistas desejavam alcançar. Para estados capitalistas, a contagem da população era base Estratégica da economia: a saúde estava a serviço do desenvolvimento econômico. Para Estados socialistas, a estatística estava a serviço da garantia da saúde social da população para que, a partir de uma sociedade saudável, a riqueza do país fosse produzida.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal