• Resumo

    Integralidade ao Paciente de Tuberculose do Município de Blumenau durante 2011

    Data de publicação: 06/12/2015

    Este trabalho faz uma análise sobre a tuberculose em Blumenau durante o ano de 2011, cidade que continua a merecer especial atenção dos profissionais de saúde e de toda a sociedade. Apesar de já existirem recursos tecnológicos capazes de promover seu controle, ainda não há perspectiva de obter-se, em futuro próximo, sua eliminação como problema de saúde pública. Em 2008 a tuberculose foi a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a 1ª causa de morte dos pacientes com AIDS. Blumenau, desde 1999, realiza o Tratamento Diretamente Observado, em que o paciente recebe a medicação diariamente de um profissional treinado para observar a tomada da medicação. E deste então há nossos índices de curas acima de 85% e taxa de abandono abaixo de 1%, conforme metas do Ministério da Saúde.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal