• Resumo

    Círculo de Promoção da Saúde na Escola (CIRPROSAE): estudos para produção de uma tecnologia social em uma comunidade escolar do Sul do Brasil

    Data de publicação: 10/07/2014
    Este artigo descreve as discussões em uma escola estadual do sul do Brasil acerca da promoção da saúde de professores, alunos e comunidade. Os debates fizeram parte de uma das etapas de pesquisa realizada em 2013 sobre “Promoção e Educação da Saúde em Âmbito Escolar” de natureza exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. A pesquisa em questão teve como um dos objetivos de fechamento propor a elaboração de um instrumento metodológico que pudesse trabalhar com a promoção da saúde na escola. O universo da investigação foi uma escola de ensino fundamental com 40 docentes, mas a discussão final geradora de uma tecnologia social que pudesse ser o instrumento de promoção da saúde na escola contou com apenas seis (06) docentes. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal e entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise interpretativa dialogada entre pesquisadores e informantes. Ao final, os resultados sugerem que as ações em saúde no contexto escolar podem partir da experiência pessoal, familiar e comunitária dos docentes, considerando o saber – fazer de cada um deles associado ao saber – fazer acadêmico. Para tanto, entendeu-se que uma releitura do Círculo da Cultura de Freire adaptada às questões de saúde e às problemáticas direcionadas aos discentes, aos familiares e à comunidade pode gerar a médio e longo prazo uma tecnologia social adotada pelos docentes para a promoção da saúde escolar. A denominação “Círculo de Promoção da Saúde na Escola” (CIRPROSAE) sugere a participação de toda a comunidade acadêmica em um diálogo que permita a Promoção da Saúde segundo as premissas de Freire: autonomia, não opressão e esperança para uma vida de qualidade.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal