• Resumo

    Ressignificação da identidade no processo de imigração haitiana: uma pesquisa numa cidade do Sul do Brasil

    Data de publicação: 05/09/2016
    Vive-se um período em que as imigrações estão mais frequentes, e pessoas das mais diversas origens se encontram em espaços de culturas diversas. Recentes ondas imigratórias vêm ocorrendo no Brasil pelos haitianos em função da ajuda humanitária oferecida ao Haiti após o terremoto ocorrido no início de 2010. Esta pesquisa buscou compreender como ocorre o processo de ressignificação da identidade dos imigrantes haitianos na cidade de Balneário Camboriú, no Estado de Santa Catarina. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi efetuada por meio de entrevista exploratória submetida à análise de conteúdo. Sete imigrantes haitianos residentes na cidade de Balneário Camboriú participaram da pesquisa. A ressignificação da identidade dos imigrantes haitianos aparece na busca pela qualidade de vida aqui no Brasil; pela adaptação à cultura e alguns objetivos futuros, como trazer seus familiares para o Brasil, ter documentos legais, adquirir bens de consumo e um emprego que garanta um salário melhor. O que se nota é que, assim como os brasileiros possuem perspectivas para uma vida melhor, o mesmo ocorre com os haitianos que imigraram de uma situação caótica em seu país para outro, em que acreditam ter mais chances. Os resultados indicaram que há uma discrepância quanto à profissão exercida no Haiti e à atual profissão.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal