• Resumo

    Caracterização dos cuidadores das crianças e dos adolescentes atendidos pelo projeto de extensão de um hospital universitário infantil

    Data de publicação: 05/12/2016
    Este estudo objetivou caracterizar os cuidadores das crianças e dos adolescentes participantes do projeto de extensão em um hospital universitário infantil, localizado no litoral catarinense. Realizou-se um estudo quantitativo de caráter descritivo em um hospital universitário infantil, localizado em um município catarinense. Foi realizada a aplicação de um formulário embasado no instrumento de avaliação de condição de saúde. As variáveis coletadas a partir destes formulários constituíram questões de identificação, características socioeconômicas, hábitos de vida e saúde. A amostra da pesquisa foi de 100 cuidadores de ambos os sexos. Os mesmos foram tabulados e analisados no programa Microsoft Excel. Por meio dos resultados foi possível perceber que 91% dos cuidadores eram do sexo feminino; a maioria dos entrevistados não pratica nenhum tipo de exercício físico (63%); possui histórico de doença familiar (61%), principalmente diabetes (36%); não fazem uso de bebidas alcoólicas (80%) e não são tabagistas (86%) e uma parcela significativa (28%) faz uso de medicamentos de uso contínuo, entre os quais os antidepressivos aparecem com maior frequência.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal