Notícias

Demanda contiua

 

Para esta edição, priorizaremos artigos escritos em inglês e espanhol. Os artigos recebidos deverão ser inéditos e versar sobre as políticas públicas de educação, seus princípios orientadores e a consolidação das mesmas em normas, programas e práticas educativas com ênfase nos saberes docentes, na distribuição de papéis e na organização das atividades pedagógicas. Serão aceitos ainda, textos que abordem diferentes linguagens, tecnologia educacional e formação docente. Sendo assim, nossa preferência é para publicações de pesquisadores doutores brasileiros e internacionais. Além de artigos e relatos de pesquisa inéditos, a revista publica resenhas críticas de livros, entrevistas e traduções de autoria de docentes doutores e pesquisadores, desde que aprovadas pelo Conselho Editorial.

 

Prazo final para cadastro de artigos para esta edição: 30 de janeiro de 2022 e será publicada no segundo semestre de 2022.

 
Publicado: 2021-06-23
 

Dossiê temático sobre: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DOS CORPOS

 

Dossiê temático sobre: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DOS CORPOS

O exponencial crescimento dos usos das tecnologias nas últimas décadas fazem concebê-las como organizadoras dos modos de vida. Frente as mais variadas demandas e possibilidades tecnológicas contemporâneas, novas condições sugerem um crescente entrelaçamento das subjetividades e da política com tecnologias que permite indagar emergências de novas ontologias. Como pesquisadores do campo da Educação podemos refletir sobre múltiplas maneiras em que a modernidade e a pós-modernidade agenciaram práticas para atribuir sentidos aos usos políticos dos corpos via saberes tecnológicos, nas mais variadas articulações e produções com objetos e temas distintos. Nesse escopo, o campo da Educação não é apenas operado nessas mudanças como é, também, um forte operador, se constituindo como um lócus de e para problematizações sobre essa temática, tanto na educação formal como por aquelas compreensões de educação enquanto práticas culturais mais amplas, que indicam e sugerem modos de ser e estar no mundo, de sermos sujeitos conectados.

O dossiê aqui proposto versa justamente sobre essas relações e propõem problematizar perspectivas, temas e objetos que estabeleçam relações entre educação, corpo e tecnologias, tais como: a guinada genética do corpo via saberes biotecnológicos; o hiper-realismo e os simulacros do real; as metáforas do ciborgue, corpo-máquina e pós-humano; as práticas biopolíticas de produção, controle e regulação de sujeitos, coletivos e normalidades; a construção de corpos em mercados de arquétipos de realização de desejos; os usos do corpo na era digital, entre outros. Tais articulações podem ser indagadas em direções que questionem quais são e como operam formas de agenciamento, governo e produção de subjetividades que atravessam corpos via tecnologias, em diferentes objetos temáticos. O convite para este dossiê propõe explorar e expandir essas e outras potentes relações articuladas a educação e tecnologias dos corpos.

 NORMAS

O dossiê proposto segue as normas da REVISTA CONTRAPONTOS, disponível em https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/about/submissions#authorGuidelines

Observação: Ao submeter artigo para este dossiê, indicar no campo "Comentários ao editor" que se trata de uma submissão ao "Dossiê temático sobre: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DOS CORPOS"

 CRONOGRAMA    

 - Prazo final para  cadastro do artigo no site da revista: 04 de outubro de 2021

- Prazo final para avaliação por pares: até 30 de novembro de 2021

Publicação – primeira edição da revista CONTRAPONTOS de 2022.

Organizadores:

1. “Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais” (GEPEC/CNPq) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/Brasil),

2. “Colectivo de Estudios sobre Política, Educación y Cuerpo” (IdIHCS-UNLP/CONICET) da Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina) e;

3. “Grupo de pesquisa Corpo e política” da Universidade Federal de Sergipe (UFS/Brasil).

Dr. George Saliba Manske: gsmanske@yahoo.com.br

Dr. Eduardo Galak: eduardogalak@gmail.com

Dr. Fabio Zoboli: zobolito@gmail.com

 
Publicado: 2021-06-23