• Resumo

    POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO CONCEITO GRAMSCIANO DE INTELECTUAL ORGÂNICO

    Data de publicação: 13/12/2017

    Este artigo sobre as políticas de formação e a profissão docente traz uma revisão da literatura a respeito do tema, com destaque para as exigências que se impõem a estes profissionais na prática pedagógica escolar contemporânea. De cunho teórico, o objetivo é levantar um debate sobre as exigências que a contemporaneidade demanda do docente e sobre a necessidade de formação e de profissionalização da sua prática. A tarefa de formar professores para atuar na escola da sociedade do século XXI tem se mostrado complexa, mas o legado da teoria gramsciana contribui para que coloquemos estes valores em xeque, especialmente quando estudamos os conceitos de intelectual orgânico. Com este debate espera-se que as políticas de formação sejam analisadas, não somente visando a teoria que o Estado dissemina sobre, mas sim, em uma perspectiva histórico-crítica, mostrando as contradições vigentes em uma tentativa de resgatar a identidade do professorado e sua profissionalidade, melhorando assim a qualidade da educação, para além do mercado. 

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal