Docência na Educação Básica: saberes, desafios e perspectivas

Inês Barbosa de Oliveira

Resumo


A discussão sobre o trabalho docente nas escolas, a especificidade dos saberes que o constituem e a necessidade de revalorização dessa profissão como desafio e perspectiva para pensá-la, vem ocorrendo em fóruns os mais diversos, penetrando o universo escolar e o acadêmico também de modos diferenciados. Este texto aborda o tema a partir da discussão a respeito do que entendemos ser a escola e suas funções, como ela se constitui formalmente, sobre que ideias e ideais e de que modo podemos pensar a sua realidade a partir das práticas concretas que se desenvolvem em seu interior. Isso porque o reconhecimento da especificidade dos saberes tecidos e em circulação no espaço-tempo escolar parece-me uma das condições necessárias a essa reflexão e ao entendimento da vida docente, dos saberes e dos dilemas que a habitam, bem como dos desafios enfrentados e perspectivas de futuro. A compreensão da concepção de escola e de educação que serve de base à estruturação da escola e do sistema escolar ajuda a perceber as negociações de sentido que se instalam nos diferentes universos escolares, e são captáveis pelo estudo das realidades escolares cotidianas, dos usos que fazem professores e alunos das regras que lhe são dadas e ajudam a pensar a docência em sua realidade cotidiana.

Palavras-chave


cotidiano escolar, práticas curículares, saberes docentes

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