• Resumo

    PESQUISAR ESCOLAS: “ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS” E “TEORIA DA ATUAÇÃO POLÍTICA” EM DISCUSSÃO

    Data de publicação: 26/09/2019

    Este artigo reúne reflexões realizadas durante e sobretudo após a finalização de pesquisa de doutorado, que teve como objetivo analisar as relações que as políticas produzidas no interior das escolas estabelecem com o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Para subsidiar a referida investigação, foram adotadas algumas formulações desenvolvidas por Stephen Ball e colaboradores, as quais sustentam que as políticas educacionais são caracterizadas por negociações e embates que não se encerram na ação estatal e que é necessário levar em conta as ações exercidas pelos atores escolares nas análises. Tal perspectiva teórico-metodológica, apesar de valorizar as experiências micropolíticas construídas nas escolas e se distanciar das investigações que conferem centralidade ao Estado na produção de políticas, apresenta certa fragilidade que será discutida ao longo do texto. Por fim, são apresentadas algumas ferramentas conceituais elaboradas por Silvio Gallo como uma nova forma de compreender e pesquisar o cotidiano escolar.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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