• Resumo

    Da medida imprecisa ao universo tecnológico: uma reflexão sobre a contribuição do conhecimento matemático para o avanço da ciência, da tecnologia e da sociedade

    Data de publicação: 11/08/2008
    Neste artigo, tivemos como finalidade retomar a importância do conhecimento matemático e a sua relevância para as ciências, para a tecnologia e para a sociedade de forma geral, à partir de um enfoque histórico sobre a idéia de precisão. Procuramos ressaltar, que em uma época anterior a Galileu, a sociedade tinha a crença de que nosso mundo jamais poderia ser matematizado, pois nosso cotidiano sempre foi um contexto do impreciso, do “mais ou menos” e do aproximadamente. Não havia a necessidade de medir, pesar, contar, ou seja, não havia a necessidade de fazer previsões e de entender o mundo num pensamento mais abstrato. Porém à partir de Galileu, começou-se a aplicar a matemática para resolver os problemas da matéria, quantificando os objetos, tornando a ciência matematizável e transformando o mundo do “mais ou menos”, o que impulsionou profundas transformações científicas e tecnológicas. A matemática foi o moto propulsor para que a ciência moderna pudesse alcançar significativo avanço. Com essa reflexão, visamos ressaltar que a gênese do conhecimento matemático, teve grande parte de suas bases voltadas para a resolução dos problemas da humanidade e que o trabalho com esse conhecimento em sala de aula, jamais deve deixar de ressaltar essas importantes contribuições. É preciso que a matemática possa ir além de um simples instrumento. Precisamos resgatar seu poder reflexivo, avaliativo e questionador, formador de competências e habilidades que leve os alunos a agir como cidadãos críticos e reflexivos de sua realidade.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal