Os registros de representação como ferramenta do pensamento na resolução de problemas matemáticos que envolvem o conceito de função linear

Roberta Nara Sodré de Souza, Maria Helena Cordeiro

Resumo


Este artigo tem por objetivo identificar as estratégias utilizadas por alunos do 2º
ano do Ensino Médio, na resolução de problemas que envolvem o conceito de
função linear. A investigação de campo foi realizada aplicando-se um
questionário com diversas situações-problema em uma turma de 24 alunos de
uma escola particular. A análise multidimensional dos dados coletados mostrou
cinco grupos de sujeitos, de acordo com as estratégias utilizadas: os que
predominantemente resolveram os problemas por operações numéricas
elementares; os que resolveram somente por regra de três; os que resolveram
somente por conversão para outro registro; os que desenvolveram estratégias
diversas e os que quase não apresentaram estratégias de resolução. Foi verificado,
também, que, quando os sujeitos utilizam registros de representação relacionados ao conceito de função linear, o fazem, preferencialmente, nas linguagens algébrica
e tabular, mostrando maiores dificuldades na utilização da linguagem gráfica.
Neste artigo são levantadas algumas implicações educacionais destes resultados.

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