• Resumo

    Os registros de representação como ferramenta do pensamento na resolução de problemas matemáticos que envolvem o conceito de função linear

    Data de publicação: 11/08/2008
    Este artigo tem por objetivo identificar as estratégias utilizadas por alunos do 2º ano do Ensino Médio, na resolução de problemas que envolvem o conceito de função linear. A investigação de campo foi realizada aplicando-se um questionário com diversas situações-problema em uma turma de 24 alunos de uma escola particular. A análise multidimensional dos dados coletados mostrou cinco grupos de sujeitos, de acordo com as estratégias utilizadas: os que predominantemente resolveram os problemas por operações numéricas elementares; os que resolveram somente por regra de três; os que resolveram somente por conversão para outro registro; os que desenvolveram estratégias diversas e os que quase não apresentaram estratégias de resolução. Foi verificado, também, que, quando os sujeitos utilizam registros de representação relacionados ao conceito de função linear, o fazem, preferencialmente, nas linguagens algébrica e tabular, mostrando maiores dificuldades na utilização da linguagem gráfica. Neste artigo são levantadas algumas implicações educacionais destes resultados.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal