PEDAGOGIA EMPRESARIAL: A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA GESTÃO DE PESSOAS

Mariana de Oliveira Fernandes Torres, Jose Alberto Carvalho dos Santos Claro

Resumo


A Era do Conhecimento trouxe uma nova visão em relação à educação dentro das empresas, e diante da acirrada competitividade, desenvolver as competências dos colaboradores deixou de ser considerado custo e assumiu posição de destaque dentre as estratégias organizacionais. Para atingir resultados impactantes, as ações de educação corporativa devem estar alinhadas com as estratégias do negócio, e o pedagogo deve participar ativamente de todo o processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo tem como proposta contribuir para o entendimento das reais funções dos educadores inseridos na área de gestão de pessoas e sua visão sobre o processo educativo nas empresas, pois apesar da crescente valorização da educação no âmbito do trabalho, o conhecimento sobre a pedagogia empresarial ainda é escasso. A metodologia de trabalho consistiu em pesquisa do tipo exploratória, com investigação empírica, pela técnica survey, por meio de questionários enviados eletronicamente a trinta e três profissionais que atuam em empresas de diferentes portes e setores. Como método inicial, foi feita uma revisão bibliográfica, principalmente em base de dados, identificando o caminho que elevou a educação a um patamar estratégico dentro das empresas e a consequente necessidade de inserção dos profissionais responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem, o Pedagogo, na área de Gestão de Pessoas. Após esta revisão, o método de investigação empírica foi escolhido, por atender às necessidades da pesquisa, utilizando-se a técnica survey, por meio de um questionário com dez perguntas abertas e doze fechadas, enviado por meio de correio eletrônico ao grupo respondente, profissionais formados em Pedagogia que atuam em empresas. Devido à dificuldade de encontrar Pedagogos atuando fora de ambientes escolares, a amostra foi de conveniência, utilizando-se o critério de acessibilidade, não havendo qualquer restrição quanto ao local ou segmento da empresa. Da análise bibliográfica e dos sete questionários obtidos, foi possível observar que o processo educativo nas empresas para ser adequadamente conduzido, necessita dos conhecimentos do Pedagogo, mas este profissional ainda carece de uma formação mais sólida em relação às suas atribuições em empresas e estas precisam reconhecê-lo como indispensável à sua área de Treinamento e Desenvolvimento. Percebeu-se, ainda, que é fundamental que a Pedagogia e as empresas enxerguem esta nova possibilidade de atuação dos Pedagogos e ofereçam a estes profissionais uma sólida formação e oportunidades no mercado para que possam atuar aplicando seus conhecimentos e interferindo de forma assertiva e impactante no processo de ensino e aprendizagem nas organizações.

Palavras-chave


Pedagogia Empresarial; Educação Corporativa; Treinamento e Desenvolvimento

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