DISCURSOS CONSTRUÍDOS PELOS EDUCADORES SOBRE O USO DA TECNOLOGIA NO SEU FAZER PEDAGÓGICO

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Sandra Luzia Wrobel Straub, Vera Lúcia Vieira de Camargo, Tânia Pitombo Oliveira

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi investigar o discurso de professores sobre o uso pedagógico do software nas escolas de Sinop/MT/Brasil. Os discursos foram obtidos através da aplicação de entrevistas semi-dirigidas e as análises evidenciaram que a prática dos professores junto aos laboratórios de informática se apresentam como atividades de memorização, interpretação de dados e fixação de conteúdo em que o computador em si é a motivação que move a dinâmica do processo no laboratório de informática, o que sugere a necessidade da inclusão de disciplinas nos cursos de formação de professores que melhor preparem estes profissionais para as práticas pedagógicas que incluam o computador como ferramenta pedagógica.

Palavras-chave


tecnologia; software; prática pedagógica; discurso

Texto completo:

PDF


Direitos autorais